domingo, 18 de abril de 2010

Apenas diferentes!

Caros colegas "Uma criança deficiente não é respeitada se for abandonada à sua deficiência, do mesmo modo que não é respeitada se se negar a realidade da sua deficiência. É respeitada se a sua identidade, a sua originalidade, da qual a deficiência também faz parte, for favorecida e quase provocada, isto é, se ela for levada a desenvolver-se. Tal é a atitude realista ativa, em situação e em relação. Se for ao contrário, temos o realismo inerte" (Canevaro, 1984). As deficiências não podem ser utilizadas para justificar o abandono da pessoa. As características mais importantes das pessoas com algum tipo de deficiência são as habilidades que desenvolvem no desejo de seguir a vida com dignidade. Como educadores é de suma importância que estejamos capacitados para lidar com o ensino e a aprendizagem através da adaptação curricular. No desenvolvimento do ensino inclusivo somos capazes de garantir dignidade e cidadania as pessoas com deficiência. O primeiro passo é conhecer o aprendiz com quem estamos lidando e o grau de sua deficiência. Depois teremos possibilidade de escolher as ações pedagógicas mais adequadas a serem adotadas. Segue: http://www.youtube.com/watch?v=Cpf-UH4c6Wc

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