sábado, 22 de maio de 2010

Utilização de mídias eletrônicas nas práticas pedagógicas


PALESTRA

1. NOME DA INSTITUIÇÃO

Escola Marcelino Champagnat

2. IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO ALVO

Educadores da Educação Básica

3. TEMA DA PALESTRA

Utilização de mídias eletrônicas nas práticas pedagógicas

4. JUSTIFICATIVA

As mídias fazem parte do cotidiano das pessoas. Em qualquer idade que se queira aprender, buscar informações, construir ou reconstruir conhecimentos, as mídias estarão presentes com maior ou menor intensidade em nossa vida cotidiana.
O professor como detentor do único saber disponível, com verdades prontas e acabadas, está fadado à extinção, pois agora os alunos tem as mídias como importante fonte de informação e buscam o que for de seu interesse.
Para Belloni (2005), a escola deve integrar as tecnologias de informação e comunicação, porque elas já estão presentes e influentes em todas as esferas da vida social, cabendo à escola, especialmente à escola pública, atuar no sentido de compensar as terríveis desigualdades sociais e regionais que o acesso desigual a estas máquinas está gerando.
O uso das mídias na educação tem muitos benefícios a oferecer. Mas seu aproveitamento depende da maneira como as mídias são utilizadas. É importante considerar alguns aspectos: as mídias são importante fonte de informação e permitem analisar situações, refletir, interpretar; os professores devem estar preparados para utilizar as mídias como apoio à aprendizagem e para propor atividades práticas; aos professores, devem ser dadas oportunidades para se aperfeiçoarem no uso dos equipamentos e na maneira de utilizar as mídias.
Programação da palestra

1º Momento – Acolhida

O local de realização da palestra seria ornamentado com diversos instrumentos midiáticos de modo que ao chegar os educadores já os veriam e seriam mentalmente remetidos a momentos em que poderiam utilizá-las em sua prática.

Em seguida com um clip ao som da música “Aquarela”, do artista Toquinho, iríamos dançar e olhar um para o outro enquanto explorávamos o espaço da sala. Ao fim do clip buscaria escutar as impressões dos educares sobre aquele momento.

2º Momento – Questionamento e pergunta sobre o conceito de Mídia

Esse momento seria iniciado com a pergunta de que mídias vocês dispõe aqui na escola? E como vocês as definem? A partir das resposta buscaria desenvolver minha fala destacando a presença da mídia como fato em nossas vidas.

4º Momento – A mídia como instrumento pedagógico

Esse momento seria o espaço para destacarmos as experiências de sucesso com a utilização crítica da mídia nas iniciativas pedagógicas de alguns educadores, de modo que todos percebam que é possível a utilização pedagógica das mídias na dinamização das aulas. Toda essa fala seria construída a partir da obra “o que é mídia-educação” da autora Maria Luiza Belloni.

5º Momento – Atividade prática com vídeos

Essa atividade prática seria através de vídeos gravados com os próprios celulares dos educadores presentes. Nesta produção de vídeo os educadores simulariam entrevistas entre eles sobre os as mídias e sua importância para a dinamização das aulas. Ao final seriam escolhidos alguns vídeos a serem apresentados a todo o grupo.

6º Momento – Avaliação do momento formativo

Esse é um grande momento, Pois buscaríamos ouvir de alguns educadores aquilo que marcou da palestra, fazendo com que os demais exercitassem a dimensão da escuta. Essa avaliação seria feita a partir de depoimentos dos próprios educadores presentes.
Referências bibliográficas

BELLONI, Maria Luíza. O que é mídia e educação. São Paulo: Autores Associados, 2005.

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/cursos/pedagogia/html/7o_semestre/midias_educacao/index.php?_s=3c731a1feeb6453f28d7a64000fecc95. Acesso em 22 de maio de 2010.



2 comentários:

  1. Assis,
    Excelente o seu planejamento, meus parabéns! Abs. Lêda

    ResponderExcluir
  2. Assis,
    Faltou a postagem referente à inclusão digital. Pelo conjunto do seu blog, sua nota é 37 pontos. Abs. Lêda

    ResponderExcluir